Coxixola - PB, sábado, 22 de julho de 2017 . | | | | | Facebook twitter webmail instagran youtube

Coxixola - PBCoxixola - PB

É um prazer recebê-lo em nosso portal!

 

 

 

 

HISTÓRIA DA CIDADE

Endereço

É um município brasileiro localizado na microrregião do Cariri Ocidental, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 1.802 habitantes,[5] distribuídos em 119 km² de área.

História

O nome Coxixola, provavelmente deriva da palavra Cochicholo, que significa, fazer uma casa pequena de tijolos em Tupi-Guarani.[8] A cidade foi inicialmente um distrito de São João do Cariri e depois de Serra Branca, a partir de 1960. Foi emancipada para cidade em 29 de Abril de 1994.

Em 1922, Sólon Barbosa de Lucena, então governador da Paraíba, muda o nome para São José de Lucenópoles uma homenagem para o padroeiro e a sua pessoa. Contudo, em junho de 1923 o nome volta a Coxixola por não satisfazer a vontade da população coxixolense.[8]

Geografia

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005[9]. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.