Coxixola - PB, domingo, 19 de novembro de 2017 . | | | | | Facebook twitter webmail instagran youtube

Secretaria de educação prepara professores e alunos para Prova Brasil 2017

domingo, 16 de julho de 2017

O município de Coxixola-PB, através da secretaria de educação e cultura realizou esta semana formação continuada para todos os Professores da educação Básica do Pré-Escolar ao 5 ano do Ensino Fundamental  com a Orientdora: Shirlene de Souza Aragão Bernardo sobre os descritores e a matriz curricular da educação básica com a finalidade de preparar os professores e alunos para a PROVA BRASIL ano 2017 que será um dos termômetros indicadores para o IDEB do Município neste ano segundo o Secretario de Educação Jose Fabiano de A. Oliveira a meta do município é que todas as crianças estejam alfabetizadas ate o final do 3 ano do Ensino fundamental e que todas ao final do 5 ano do Ensino Fundamental  tenham habilidades e competências de aprendizado suficiente para ingressar no 6 ano do ensino fundamental e preparadas para a vida.


Prova Brasil - Ano 2017


A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Além disso, os dados também estão disponíveis para  toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país.

FONTE: http://portal.mec.gov.br/prova-brasil